Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 9 de maio de 2015

PROF. GILBERTE - ONDE SE ESCONDE O PRECONCEITO?

ONDE SE ESCONDE O PRECONCEITO?



Muito pior que o preconceito é a negação de sua existência. O povo alemão tem vergonha dos horrores do nazismo, porém não admitem a possibilidade de esquecê-lo, porque sabem que se o ignorar ele volta com muito mais força.

Infelizmente não aprendemos com esta lição da história, pois continuamos negando que exista preconceito étnico no Brasil, que a escravidão ficou no passado e que infelizmente não podemos fazer mais nada, pois tanto os escravos quanto seus donos já morreram.

Com isso contamos uma história bonita, que existiu a lei do ventre livre, que não permitia que os filhos de escravos continuassem a serem escravos! Com os pais escravizados como a criança gozaria de liberdade?

A lei do sexagenário, que libertava os escravos com mais de sessenta anos! Quem atestaria sua idade se eles não tinham certidão de nascimento? Será que debaixo do chicote, de dezesseis horas de trabalho forçado e alimentação ruim, alguém conseguiria chegar aos sessenta anos?

Uma princesa branca, que também passaria em branco, assinou uma lei chamada de áurea que colocou fim a escravidão do povo negro no Brasil. Será para onde foi todo este povo, que agora livre, não tinha onde morar e nem o que comer, pois foram substituídos por imigrantes italianos e japoneses?

Por que será que somos tão contra a cota para estudantes negros? Por que eles têm direito a igualdade?

Igualdade em que? De cada dez pessoas mortas pela polícia, oito são negros. De cada dez moradores de favelas oito são negros. De cada dez moradores em condomínio de luxo, um é negro. De cada dez estudantes das universidades públicas, dois são negros. Ou seja, os números não mentem às vezes eles são minoria, às vezes maioria! Igualdade de direitos, desigualdade de condições. Quantos políticos negros conseguem se eleger?

Em 1923, o Vasco da Gama, foi o primeiro clube a lutar  para ter negros em seu elenco e mesmo sendo campeão, os grandes clubes cariocas se negaram a disputar o campeonato do ano seguinte, criando restrições. Até bem pouco tempo, atrizes e atores negros representavam apenas empregados ou marginais. Atualmente muitos ainda são destaques na mídia apenas como apelo pornográfico.

Por isso continuamos escondendo a cultura, a crença, a culinária, o talento e heróis oriundos da África.

Precisamos tirar a película de nossos olhos, revelar a luta de Zumbi e nos envergonhar do preconceito ao invés de escondê-lo. Ou seremos devorados pelo leão que oculta ao olhar menos atento diversas figuras. Dia da consciência negra é para reflexão de nossos erros do passado, mas esta reflexão somente será válida se a transformarmos em ações claras de inclusão e de resgate dos nossos erros do passado.

 Prof. Gílberte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPREGO - VAGAS JUNDIAÍ E REGIÃO - 02/02/2018

Auxiliar de Armazenamento - Vaga exclusiva PCD  (liberado em 01/02/2018) – 6 meses de experiencia não em CTPS; ensino fundamental inco...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...